Voltar para todos os posts
mulher com livro no rosto
Dicas de marketing

10 livros de empreendedorismo para ler em 2022

Por Tempo de leitura: 7 minutos

Antes de ser bem-sucedida, uma empresa tem que conseguir as melhores armas para alcançar seus objetivos. Por isso, o conhecimento é fundamental para se destacar em um mundo cheio de concorrentes. 

Por mais que a prática individual seja importante, podemos aprender muito com experiências de outros profissionais ou especialistas dedicados a analisar o mercado de uma maneira abrangente e tirar conclusões. No post A incrível história de como nasceu a Printful, compartilhamos a nossa jornada, desde os primeiros pôsteres impressos na sala da casa do nosso cofundador até virarmos uma empresa unicórnio em 2021.

Já dizia Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode ter para mudar o mundo”. Portanto, para que seu negócio seja forte e competitivo, eduque-se constantemente.

Ler sobre empreendedorismo no Brasil e no mundo, marketing e produtividade, além de novas técnicas de produção como o print-on-demand, é essencial para otimizar o funcionamento da sua empresa e para que as suas decisões sejam estratégicas e pensadas no seu nicho de mercado

Para guiar você entre as milhares de fontes que existem, aqui estão nossas indicações de 10 livros de empreendedorismo para ler em 2022. São livros campeões de vendas e cujas temáticas são universais, independentemente do seu nicho de mercado.

Livros sobre organização 

Todo negócio bem-sucedido a longo prazo precisa aprender a ser dinâmico e bem-organizado ao mesmo tempo. Parecem qualidades opostas, mas é possível trabalhar com as duas. Anote o nome desse livro e coloque-o na sua cabeceira ou na seleção especial do seu Kindle:

1. “A arte de fazer acontecer” – David Allen

Se você quer uma prova de que esse livro é relevante, 3 milhões de cópias vendidas (até o momento) é um número significativo. Na obra, o autor americano David Allen ensina o método GTD – Getting Things Done (em tradução livre, Fazendo as Coisas Acontecerem), que consiste em implementar na sua vida o conceito da produtividade sem estresse. 

O leitor aprende a administrar, colocar ordem no caos e estruturar seu fluxo de trabalho de acordo com prioridades, metas e foco. Uma poção mágica para os que querem ser mais produtivos, mas têm dificuldades de concentração ou ansiedade. Segundo o autor, um dos segredos está em manter a mente clara e equilibrar a vida pessoal e o trabalho. Parece uma tarefa difícil? Este livro surpreende e explica como.

Obs: Na minha opinião, você também pode aplicar as técnicas ensinadas nesse livro no relacionamento com colegas e pessoas do seu contexto de trabalho. Para algumas pessoas, há problemas de ofício que se transformam em problemas pessoais. Esse livro ajuda a separar as coisas, tornando as suas tarefas de empreendedor mais fáceis e menos estressantes.                    

Livros sobre e-commerce e marketing digital

Agora vamos entrar no mundo do empreendedorismo e comércio eletrônico, mais específicos para o seu negócio.

2. “Crie seu mercado no mundo digital” – Bruno de Oliveira 

Esse livro tem um importante diferencial: é muito prático, realista.

O autor, Bruno de Oliveira, é o fundador da marca Ecommerce na Prática, que trabalha com cursos, vídeos no YouTube e conteúdo geral nas redes sociais com dicas interessantes para os que estão começando a planejar seu primeiro negócio ou para empreendedores já experientes que querem estar sempre atualizados.

No livro, Bruno ensina a se planejar, escapar de obstáculos e usar estruturas que já existem a seu favor para viver do seu e-commerce. 

Ps.: também conhecemos o trabalho do Bruno por um vídeo que o Ecommerce na Prática fez explicando detalhadamente como trabalhar com a Printful. Recomendamos que você assista caso ainda tenha alguma dúvida sobre como a Printful funciona.

Como vender sem estoque – Ecommerce na Prática 


Escreva sua própria história de sucesso com o dropshipping de print-on-demand!


3. “A fórmula do lançamento” – Jeff Walker

Muito aclamado no exterior, esse livro é um bom guia sobre como lançar um produto de sucesso com um negócio online . O autor, Jeff Walker, era um pai de família que cuidava de duas crianças em casa quando sentiu a necessidade de montar seu próprio negócio para gerar uma renda extra. 

Na época, 1996, o marketing online era ainda muito desconhecido e os empreendedores eram doutrinados a buscar oportunidades para a criação de negócios físicos. Foi pensando fora da caixa que Walker fez sua primeira campanha e conseguiu resultados interessantes. Isso o motivou a seguir testando e pesquisando o que a internet como um mercado poderia oferecer.

Com o tempo, ele aprimorou suas técnicas e criou a “Product Launch Formula” (em tradução livre, Fórmula de Lançamento de Produto), um conceito simples, mas efetivo sobre como lançar um produto online. Isso levou seu livro à lista de mais vendidos do jornal americano “New York Times”.

4.  “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital” – David L. Rogers

Esse livro é muito útil para quem tem ou já teve uma loja física e tem dificuldades de adaptar o modelo de negócio à demanda online. Em um mundo cada vez mais digital, reinventar-se na internet é mais que ter um diferencial: é sobreviver, pois todos os seus concorrentes provavelmente já se deram conta da importância de existir nos motores de busca e redes sociais.  

O autor David L. Rogers, professor de estratégia digital e marketing na Columbia Business School e consultor de grandes empresas, aborda o caminho para iniciar a transição do físico ao digital em cinco pontos, os chamados “domínios da Transformação Digital”: clientes, competição, dados, inovação e valor. 

Segundo ele, os clientes mudam sua forma de consumir no ambiente digital e a concorrência assimétrica começa a disputar vendas de diversos mercados ao mesmo tempo. Ou seja, empresas de diferentes produtos disputarão o mesmo nicho – a mesma parcela de atenção. Por isso, analisar dados e ter como guia a experimentação, a inovação e os seus valores é essencial para fidelizar compradores.   

5. “Marketing Digital na Prática” – Paulo Faustino

Um dos guias mais práticos sobre marketing digital que há em português no mercado. Com ele, o leitor aprende do zero a como divulgar qualquer tipo de negócio ou produto com as ferramentas que os motores de busca, redes sociais e outros canais disponibilizam. Para lançar o seu e-commerce, você tem que entender bem as minúcias dessas estruturas e como não jogar seu orçamento fora com práticas erradas.

O autor Paulo Faustino explica detalhadamente o glossário de palavras estrangeiras como e-mail marketing, SEO, landing pages, call-to-actions, testes A/B e vincula tudo com exemplos reais para que você possa entender a dinâmica dos termos e criar a sua própria campanha.

É um livro muito prático e pode parecer um pouco técnico para os que estão iniciando no mundo do marketing agora, mas é importante entender todas as dinâmicas explicadas para montar bem as suas estratégias digitais e evitar erros que até grandes empresas cometem, seja pela pressa ou seja por falta de inovação.

Já que o marketing digital é a sua mais importante arma para divulgar a sua loja online, busque saber exatamente como usar seu poder sem desperdícios.    

6. “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade” – Philip Kotler

Aos 90 anos, Philip Kotler não para de surpreender. Considerado o pai do marketing moderno, ele foi o responsável por difundir o conceito básico dos 4 Ps do marketing (preço, produto, praça e promoção) de Jerome McCarthy no livro “Marketing Management”, lançado em 1967. 

Décadas passaram, dezenas de livros foram publicados, mas a genialidade de Kotler é a mesma. Em “Marketing 5.0”, sua mais nova obra, o enfoque é em como as novas tecnologias agregam valor à oferta das empresas e como fazem a diferença para atender as necessidades dos consumidores e do mundo – sempre quando se há um equilíbrio entre tecnologia e ser humano.

Entre as inovações citadas estão a automação do marketing, algoritmos, a inteligência artificial e a melhora na experiência do cliente. A base teórica que pode fazer a diferença no dia a dia do seu negócio.

7. “ Gatilhos Mentais” – Gustavo Ferreira

Não menos importante que a sua estratégia de marketing é a sua estratégia de comunicação. Nela, você deverá encontrar os melhores meios e formas de comunicar a mensagem definida na etapa do planejamento. É aqui que entra o poder das palavras.

Neste livro, o autor Gustavo Ferreira vai ensinar como você pode usar o seu copywriting (títulos e textos) para ser mais persuasivo e estimular as pessoas a tomar a ação que você deseja. 

A obra apresenta o conceito de gatilhos mentais. Ou seja, como provocar uma reação desejada no seu público-alvo, ativando emoções e indo muito além de uma simples comunicação de vendas.

Pode parecer um livro sobre criação de conteúdo, mas é muito mais sobre a sua estratégia como empresa e marca, e como você deseja atingir os consumidores. 

Livros sobre cases de sucesso e gigantes do marketing

8. “Como chegar lá” – Stephen Schwarzman

Stephen Schwarzman nunca se conformou com pouco. Quando era jovem, estimulava sua família a abrir mais filiais do comércio de cortinas e lençóis que tinham, sem que seu pai estivesse muito animado. Depois de ser rejeitado por Harvard, deu a volta por cima e conseguiu uma vaga em Yale, onde as portas do sucesso começaram a se abrir graças a muito esforço. 

Já mais velho, com US$ 400 mil de combustível para dedicar a seu sonho, ele fundou a empresa de investimentos Blackstone, que anos depois foi avaliada em US$ 500 bilhões. O segredo para esse crescimento de 1.250.000% está em como ele conseguiu criar sua rede de contatos e responder à pergunta: “Como causar o máximo impacto e transformar a vida da maior quantidade de pessoas?”. 

Lembra um pouco o que buscamos com marketing online, verdade? Um livro inspirador e ousado para qualquer leitor que queira se contagiar com a audácia de Schwarzman. 

9. “O jeito Disney de encantar os clientes” – Disney Institute

Basta lembrar dos jingles mais famosos do cinema para ter a certeza de que esse livro tem como protagonista uma das rainhas do marketing de todos os tempos.

Porém, como sabemos que bons jogadores não revelam todas as cartas de uma vez, a obra está focada na excelência da atenção ao cliente e em como a corporação encanta seus colaboradores para capitalizar a inteligência e a energia criativa dos funcionários, obtendo assim bons resultados e serviço de qualidade. 

Pode ser que você alguma vez tenha escutado algum escândalo ou notícia ruim envolvendo a marca, mas leve em consideração que ninguém é perfeito. Ainda mais no mundo corporativo. Por outro lado, é inegável que a Disney entende de magia e de como criar fãs.

Saber sua metodologia de atenção ao cliente é conhecer um pouco dos bastidores e das técnicas dessa gigante para fidelizar consumidores.  

10. “Os segredos do lobo” – Jordan Belfort

Se você tinha alguma dúvida sobre se o filme “O Lobo de Wall Street” – protagonizado por Leonardo DiCaprio – era realmente baseado em fatos reais, este é o livro escrito pelo personagem real dessa história: Jordan Belfort. 

Loucuras e falcatruas à parte, Belfort é um gênio da venda e persuasão. Ele explica a sua técnica de negociação – chamada Sistema em Linha Reta – e dá dicas sobre como atuar nos quatro primeiros segundos de contato com o cliente e como usar o tom e a linguagem corporal a seu favor. 

A chave para aproveitar esse livro é adaptar as técnicas de Belfort ao seu contexto. Você não precisa ser um “vendedor predador” ou conseguir vender qualquer coisa a qualquer um no mundo. Se há algo que o Lobo de Wall Street pode nos ensinar é a ter iniciativa e não ter medo do fracasso, mas sempre respeitando as leis. Com precaução, planejamento e limites, tudo funciona melhor. 

Resumindo 

Use essa lista de livros sobre empreendedorismo, e-commerce, marketing e organização para o crescimento da sua loja, mas também para o seu crescimento pessoal. O seu negócio será um reflexo da sua capacidade de gestão, da sua criatividade e principalmente da sua iniciativa. Preguiça e um raciocínio manipulável não combinam com sucesso.

Buscar conhecimento é otimizar o seu processo de tomada de decisões – em tudo na vida. Além disso, o próprio ato de ler é decodificar, analisar, forçar a sua mente a entender que a união de letras, palavras e frases transmite uma mensagem. Você não precisa acreditar em tudo que lê. Porém lendo mais, você saberá melhor no quê acreditar.   


Escreva sua própria história de sucesso com o dropshipping de print-on-demand!


Gabriela é Publicitária, Blogger profissional e Especialista em Marketing de Conteúdo na Printful. Apaixonada por Redação e Planejamento, ela vai compartilhar tudo o que sabe para ajudar você.

Comments

Deixe uma resposta

O seu e-mail não será publicado



Voltar para todos os posts

Pronto para experimentar a Printful?

Conecte-se a uma plataforma de e-commerce ou faça um pedido.

Comece já! chevron-right