Voltar para todos os posts
Campanha Dia dos Namorados - Ideias para se apaixonar
Datas comemorativas do e-commerce Dicas de marketing

Campanha de Dia dos Namorados – Ideias para se apaixonar

Por em 21 de abril de 2022 Tempo de leitura: 8 minutos

Campanhas de Dia dos Namorados inspiram diferentes sentimentos para quem tem alguém especial, para quem está em busca de um amor de novela e para quem está muito bem (obrigado!) vivendo a vida de solteiro. 

Mas, seja só ou bem acompanhado, todo mundo deseja ganhar um mimo no dia 12 de junho. Por isso, focar seus esforços de marketing apenas nos pombinhos apaixonados pode significar perder boas oportunidades de vendas. Afinal, essa data comemorativa pode englobar não apenas o amor romântico, mas também os amores platônicos, as amizades e até o amor próprio. 

Neste artigo, veremos dicas e inspirações para flechar o máximo de clientes com a sua campanha e fazer você amar ainda mais o Dia dos Namorados 2022. No fim do post, você ainda encontrará ideias de frases para download, que poderá usar para criar presentes românticos e criativos. 

Dia dos Namorados no Brasil

Flores e chocolates podem não sair de moda, mas os consumidores estão cada vez mais buscando novas maneiras de celebrar essa data, não apenas com seus pares, mas também com a família, amigos, colegas e mesmo pets.

Essa mudança foi encabeçada por uma nova geração mais empática, socialmente consciente e influente. Os novos millennials, com idades entre 23 e 30 anos mais ou menos, são o foco do Dia dos Namorados, já que compõe em peso os grupos de solteiros à procura de um amor ou casais juntando as escovas de dentes. 

O comportamento das novas gerações também causou mudanças nos ambientes de compra, tornando o mobile mais popular do que nunca. As vendas pelo mobile aumentaram 55%, ultrapassando o desktop. 

É o que revelam dados da All In | Social Miner em parceria com a Clearsale e Octadesk, e apoio da Tray, da Escola do E-commerce e da Opinion Box. 

No Brasil, as vendas de Dia dos Namorados cresceram 28% em 2021. Só as compras no cartão de crédito somaram 3,3 bilhões em faturamento.

Fonte: E-commerce Brasil

Os itens de ¨Beleza e Acessórios¨ e ¨Moda¨ seguem firmes e fortes no topo da lista de presentes mais populares no Dia dos Namorados no país.

Outro dado interessante é que os consumidores estão se planejando com mais antecedência. Os levantamentos mostraram que a busca por ofertas e campanhas de Dia dos Namorados em 2021 alcançou seu ápice em maio, entre os dias 16 e 19.

Dito isso, aqui estão algumas ideias de marketing de Dia dos Namorados que vão ajudar você a aproveitar ao máximo uma das datas mais importantes do calendário sazonal de e-commerce, com criatividade e bom humor.

Leia também: Plano de marketing: como criar e quais são as principais estratégias

1) Pense além do romance

O amor romântico deu início a tudo, mas a chave para uma campanha de Dia dos Namorados bem sucedida é pensar fora da caixinha de bombons. Veja como:

Inspire-se no Galentine’s Day (o Valentine’s Day das Garotas)

Nos EUA, o Galentine’s Day, comemorado no dia 13 de fevereiro, já se estabeleceu como a data para celebrar as amizades femininas. Esse feriado extra-oficial teve origem em um episódio da série Parks and Recreation, e se tornou um evento popular entre as millennials do hemisfério norte. Você pode criar uma campanha nas redes sociais com foco nesse público ou lançar uma campanha inteira sobre o tema.

Campanha Dia dos Namorados - Galantine's Day
O que é o Galentine’s Day? Simplesmente o melhor dia do ano! (Fonte: Reddit)

Mime os pet lovers

Muitos donos de pets gastam uma boa parte do seu orçamento mostrando seu amor pelos seus companheiros de quatro patas ao longo do ano. Por que não oferecer a eles a oportunidade de fazer isso também no Dia dos Namorados? Para suprir essa demanda, fornecedores lançam produtos como caixas de petiscos em forma de coração e buquês de flores mastigáveis. 

Considere criar designs que celebrem o amor pelos animais:

almofadas com estampa de cachorro e coração e texto I woof you
Fonte: Adairs


Qual o seu público-alvo? Quando tiver essa resposta, é hora de arrumar a sua loja para ele.

2) Prepare e divulgue uma promoção irresistível

O Dia dos Namorados é uma oportunidade de soltar a criatividade no seu catálogo de produtos. Seus concorrentes certamente vão querer aproveitar o aumento das vendas em junho, então veja o que você pode fazer para preparar sua loja e sua estratégia de marketing:

Lance uma linha de Dia dos Namorados por tempo limitado

O senso de urgência criado por produtos que estarão disponíveis apenas durante um curto espaço de tempo é um gatilho para muitos consumidores. No mínimo, gera curiosidade, o que atrai visitantes para a sua loja. Não sabe o que vender? Veja aqui o que vender na internet em 2022.

Crie um guia de presentes

Ajude a atiçar a imaginação dos compradores sazonais com um guia de presentes que inclua ideias originais. Outra opção é criar uma página exclusiva de presentes de Dia dos Namorados no seu site.

Ofereça um brinde para os seus clientes

Para mostrar o seu carinho, ofereça mimos como frete grátis (pode ser exclusivo para compras acima de determinado valor) ou um código de desconto adorável.

Crie uma linha de produtos pensando em uma experiência a dois

O presente não precisa ser físico para ser inesquecível. Ele pode ser uma experiência a dois. Como a sua marca pode deixar o jantar romântico ou a noite de Netflix ainda mais especial? A marca de bebidas Beefeater transformou o clássico buquê de flores em um buquê de ingredientes (manjericão, hortelã, tomilho e alecrim, flores comestíveis e decorativas) para uma noite de drinks inesquecível.

campanha de dia dos namorados da beefeater - buquê com ervas aromáticas e garrafa de bebida

Fonte: site Consumidor Moderno

Crie produtos sazonais ou personalizáveis

Selecione um dos seus produtos mais vendidos e faça uma versão especial dele para o Dia dos Namorados ou dê a opção de personalização. 

O print-on-demand é uma excelente forma de criar produtos sazonais sem se preocupar com estoque. Você pode apenas criar as artes, aplicá-las aos produtos selecionados e disponibilizá-los na sua loja virtual com fotos de mockup. 

Neste modelo de negócio, os produtos só são estampados quando um cliente fizer uma compra na sua loja. Ou seja, você não precisa montar um estoque de produtos sazonais. Portanto, caso algum modelo não tenha saída, você não tem prejuízo.

Já a personalização de produtos vai fazer com que o seu cliente se sinta parte do processo de criação do próprio presente, criando uma experiência de compra especial com a sua marca. Confira a Ferramenta de Personalização de Produtos da Printful, que permite que seus clientes customizem as estampas dos produtos da sua loja da maneira que quiserem.

Ofereça itens combinando

moletons personalizados combinando
Eu não tenho muito talento para design, mas criei em poucos cliques esse set de Moletons Personalizados
usando o Criador de Designs gratuito da Printful

Tudo fica melhor a dois: um filminho, um café, uma caminhada. Pense nessas situações para criar pares de moletons personalizados, canecas e camisetas para os casais.

Ajude seus clientes a encontrarem seus produtos no Google

As pessoas estão procurando por presentes de Dia dos Namorados. Ajude-as a encontrar a sua loja mais facilmente atualizando as descrições de produtos e adicionando palavras-chave relacionadas com a data.

Adicione palavras-chaves que geralmente são usadas nas buscas, utilizando técnicas de SEO (otimização para ferramentas de busca) com ferramentas como Google Analytics, Google Search Console e Answer the Public (nesta última, você pode fazer duas pesquisas gratuitas por dia e selecionar o país e idioma das buscas).

Se tiver acesso ao Google AdWords, o Google Keyword Planner também é uma ótima ferramenta para encontrar palavras-chave relacionadas com os seus anúncios e otimizar seus resultados.

screenshot da página inicial do Answer the Public.
Ferramenta de SEO: Answer the Public.

Crie uma campanha de e-mail temática

Quando você tiver preparado sua promoção, envie um e-mail para comunicar a novidade aos seus clientes. O detalhe mais importante será o título do e-mail, que deve chamar a atenção antes mesmo da mensagem ser aberta.

Campanha de e-mail de Dia dos Namorados da LeNovo em 2020.
Campanha de e-mail de Dia dos Namorados da LeNovo em 2020.


E-mails com títulos que criam urgência costumam ter taxas de abertura maiores. Lembre a seus clientes dos prazos de entrega e instigue-os a começar a comprar seus presentes de Dia dos Namorados o quanto antes para evitar atrasos.

3) Foque em conteúdos gerados por usuários nas redes sociais

E-mails marketing são muito eficientes, mas não podem ser sua única arma. Você deve divulgar suas promoções nos canais de marketing onde os seus clientes em potencial estão. Que tal usar o Dia dos Namorados como oportunidade para se divertir e interagir com o seu público nas redes sociais?

Permita que os seus visitantes e clientes participem ativamente da sua propaganda e sejam as estrelas do show através de conteúdos gerados pelo usuário:

Faça um concurso de fotos no Instagram

Você deve concordar comigo que as melhores fotos de produtos são de clientes curtindo o que você fez. Para quem compra, isso também gera mais confiança e aumenta as chances de compra. 

Veja essa foto divertida feita pelo Instagram @your_passport com um produto da Printful personalizado pelo casal.

casal mostrando presente de dia dos namorados personalizado no instagram
Fonte: Instagram @your_passport

Crie uma hashtag

Crie sua própria hashtag peça aos seus seguidores para postarem fotos com os seus produtos usando-a na legenda. Entenda melhor como usar hashtags para ganhar engajamento no nosso guia Hashtags para Instagram.

Motive as pessoas a compartilharem suas histórias

Histórias sobre encontros que não saíram como o planejado costumam ser divertidas e todo mundo tem uma. No meu primeiro encontro com o meu marido, mal podíamos nos escutar porque o restaurante estava transmitindo um leilão de gado. Ofereça um prêmio à melhor história através de um sorteio ou peça para outros leitores votarem nas suas favoritas.

Convide seus seguidores a compartilharem suas histórias de amor

Use o storytelling para construir uma conexão emocional com o seu público e criar um senso de comunidade. Foi o que fez o Shopping Metrópole, de São Bernardo do Campo, em sua propaganda de Dia dos Namorados de 2020. As melhores histórias sobre manias dos casais ganharam jantares nos restaurantes do centro comercial.

Campanha Dia dos Namorados concurso cultural da aliansce
Fonte: site ABC da Comunicação

Crie uma enquete de Dia dos Namorados

Com apenas um clique, seu público se torna mais engajado com a sua marca e você pode ganhar insights valiosos sobre os seus clientes. Descubra se a maioria deles está solteiro, namorando ou casado; que tipo de promoção de Dia dos Namorados preferem; se planejam ficar em casa ou jantar fora…

Campanha Dia dos Namorados - Enquete da vult
Fonte: Facebook Vult Cosmética

Inclua hashtags para ampliar seu alcance, mas não as utilize de forma aleatória. Elas devem ser uma parte orgânica da sua pergunta.

4) Valorize o amor próprio

Enquanto a maior parte dos lojistas ainda foca nas pessoas que estão comprando presentes para seus amados, muitas marcas reconhecem a oportunidade de se aproximar de uma audiência mais ampla, fazendo promoções de Dia dos Namorados para quem quer mimar a si mesmo. 

  • Divulgue a solteirice como uma experiência igualmente positiva. Até muito pouco tempo atrás, os solteiros ficavam de escanteio durante o Dia dos Namorados. No entanto, a data é uma ótima chance de lembrar as pessoas de mostrarem seu amor a quem mais precisa: elas mesmas.

5) Apoie uma instituição social do seu coração

O Dia dos Namorados é também um bom momento para dar amor ao mundo. 

  • Doe parte do lucro das vendas de Dia dos Namorados para uma instituição de caridade.
  • Convide seus clientes a se engajarem na campanha e doarem também. Você pode utilizar o sticker de Doação do Instagram.

6) Vista seu logo e foto de capa de acordo com a ocasião

Mostrar o lado bem humorado da sua marca é uma maneira de lembrar os seus clientes que, por trás do negócio, existem pessoas de verdade (com sentimentos e tudo!) e isso sempre aquece o coração, além de gerar confiança na marca. Inspire-se neste doodle do Google e divirta-se brincando com seu logotipo.

google doodle
Fonte: Google Doodles

Mude a foto de capa do seu Facebook para uma imagem temática que reflete a sua marca (vamos evitar fotos de bancos de imagem, ok? Isso seria como dar um cartão de Dia dos Namorados com uma frase padrão).

7) Inclua as pessoas que não curtem coisas românticas

As pessoas têm diferentes formas de mostrar seus sentimentos e nem todo mundo celebra o Dia dos Namorados de forma fofa. Se isso estiver alinhado com a sua marca, você pode criar um nicho de mercado que inclua essas pessoas com senso de humor mais ácido.

Olha só a ideia da Pizza Hut: a marca ofereceu pizzas grátis para os clientes que enviassem mensagens picantes para conquistá-los em uma campanha intitulada #HutDate.

Fonte: Meio & Mensagem

Presentes anti-Dia dos Namorados também são uma realidade. Muita gente gosta de se posicionar e mostrar sua visão sobre a data e as expectativas irrealistas geradas por ela. Por que não deixar que eles participem da festa?

cartão happy capitalistic couples day
¨Feliz dia dos casais capitalistas¨. Fonte: Huffpost

Camisetas com frases nunca saem de moda. Quando se trata de designs de Dia dos Namorados, o ideal é ser sarcástico sem ser maldoso.

 camiseta o importante é ter saúde também não tenho mas sido na luta
Camisetas com frases nunca saem de moda.

Com amor, Printful

Como você pode ver, o Dia dos Namorados não tem limites. A comemoração pode ser um encontro romântico, uma festa com os amigos ou um ritual de auto-cuidado. Pense sobre como o seu público se sente sobre essa data e ajuste as velas para, como o cupido, acertar cada coraçãozinho.

Agora é sua vez. Faça algo divertido, bobo, meigo ou extraordinário. Depois, me conte nos comentários como foi. 


Crie e venda produtos personalizados com print-on-demand.


Quer ver ideias para outras datas comemorativas? Leia também: Campanha de Dia das Mães: 10 ideias para vender mais e 8 estratégias para criar anúncios de Black Friday

Gabriela é Publicitária, Blogger profissional e Especialista em Marketing de Conteúdo na Printful. Apaixonada por Redação e Planejamento, ela vai compartilhar tudo o que sabe para ajudar você.

Comments

Deixe uma resposta

O seu e-mail não será publicado



Voltar para todos os posts

Pronto para experimentar a Printful?

Conecte-se a uma plataforma de e-commerce ou faça um pedido.

Comece já! chevron-right