Voltar para todos os posts
Caneca personalizada gato
Dicas de marketing Manual para iniciantes

Como fazer canecas personalizadas

Por em 1 de abril de 2022 Tempo de leitura: 8 minutos

Dizem que o melhor amigo do homem é o cachorro. Mas o melhor amigo de um empreendedor ou empreendedora é um cafezinho de manhã, não é verdade? Quem nunca precisou de uma caneca amiga na segunda-feira para se motivar ou para conseguir energia para um projeto difícil? São nesses momentos que ter uma caneca personalizada – seja engraçada, inspiradora ou emotiva – faz toda a diferença. 

Canecas são como rodízio de pizza no Rio de Janeiro: você pode encontrar de todo tipo por aí. Desde declarações de amor a avisos de mau-humor. Tem de tudo. Mas para que uma caneca seja um presente perfeito, o melhor é sempre buscar customizá-la, fazê-la especial.  

Um presente personalizado sempre chama atenção por ser algo que não foi comprado por impulso ou obrigação. Para customizar, você tem que pensar no que a pessoa vai gostar. Ou, se o presente for para você, tem coisa mais gostosa que materializar a sua criatividade em um acessório que vai ser o seu companheiro de todas as manhãs?

Mas como personalizar uma caneca? O que saber para customizar a caneca perfeita? Além de oferecer inspirações de frases e temáticas que você pode usar na peça que quer criar, vamos contar um pouquinho sobre como é a impressão nesse produto, como ele é uma boa opção para print-on-demand e sobre a possibilidade de abrir um negócio online sem grandes investimentos com canecas criativas e únicas.  

Onde fazer uma caneca personalizada?

Produção de canecas personalizadas na Printful
Canecas personalizadas na Printful

De todos os produtos personalizáveis, a caneca é um dos menos complicados de customizar. Ela é um dos produtos mais indicados para vender na internet e lucrar em 2022, além de ser um hit em datas comemorativas – pense por exemplo em canecas de Dias dos Pais.

Há várias técnicas que podem ser utilizadas – inclusive técnicas artesanais, em casa mesmo. No entanto, como estamos tratando aqui da possibilidade de expandir ou começar um negócio escalável, vamos falar mais sobre as técnicas não manuais. Ou seja: sublimação, gravação a laser e serigrafia.

Lembrando que, se desejar personalizar artesanalmente o produto, talvez você tenha que fazer um investimento em maquinário, material e possivelmente em uma licença de software caso queira uma ilustração ou estampa profissional. Se você já tem tudo isso, adiante! 

Caso não tenha, vale a pena dar uma olhada em fornecedores que já têm a etapa da produção otimizada e que contam com uma qualidade que vai resistir a lavagens, microondas, calor e frio. 

Tipos de impressão em caneca        

Sublimação

Processo de sublimação de canecas
Impressão por sublimação em caneca da Printful

Essa é a técnica que a Printful utiliza para personalizar a Caneca brilhante branca, por exemplo (disponível no tamanho de 11oz no Brasil). Consiste em fazer com que as substâncias da impressão passem da fase sólida diretamente para a fase gasosa, saltando a fase líquida. 

Isso faz com que a tinta penetre permanentemente na superfície da caneca. Por isso, a peça não vai desbotar e a estampa irá aguentar situações mais extremas. Mas essa técnica só é possível elevando a impressão a uma temperatura de mais de 160ºC. Por isso, se não tiver o maquinário e as medidas de segurança adequadas, não tente fazer isso em casa! Melhor buscar um fornecedor.

Para ver como é a impressão de sublimação, confira esse vídeo que preparamos para você:    

Vídeo com processo de impressão por sublimação da Printful. Se quiser ver mais detalhes, confira mais vídeos aqui.

Gravação a laser

Com essa técnica, a impressão revela a cor subjacente do produto. Nesse caso, da caneca. Isso faz com que a impressão tenha somente uma cor e seja um pouco mais cara. 

Pode ser uma boa ideia para peças de vidro, joias, aço ou itens em porcelana ou cerâmica que demandem um estilo mais minimalista. No entanto, como só há uma possibilidade de cor, é uma técnica um pouco restrita. 

Serigrafia 

Geralmente a serigrafia é uma técnica um pouco mais barata e pode ser uma solução se estiver buscando um presente e tiver pouco orçamento. Ou se quiser fazer um grande pedido em atacado e quiser que no final cada peça seja mais barata. 

Nessa técnica, cada cor tem que ser passada individualmente para a caneca por uma tela individual pressurizada. Por isso, em geral os fornecedores colocam algum limite de cores para essa impressão, pois muitos tipos de cores podem afetar a qualidade do resultado final do produto.  

Como criar uma arte para a caneca

Caneca personalizada com clipart de tucano
Caneca personalizada com clipart de tucano da Printful

Agora que já falamos das técnicas de impressão, chegamos na parte do conteúdo. Seja para personalizar uma caneca para um amigo ou familiar ou para criar um produto criativo para o seu negócio, é muito importante pensar qual é a mensagem que a peça vai passar e se o seu cliente ou pessoa presenteada vai gostar de recebê-la. 

Defina um tema para a arte da caneca

Considere as características do seu nicho. São engraçados? Gostam de muitas cores? Quais são seus interesses? Qual é a idade média dos seus compradores? Também leve em consideração esses 4 importantes fatores:

  • O que buscam quando compram uma caneca? 
  • Onde vão usá-la?
  • Como você pode surpreendê-los?
  • Como eles vão se sentir ao usar a caneca?

Para conseguir plasmar o seu plano de criação de produto, escreva em poucas linhas o que define o seu nicho respondendo as perguntas acima. Se precisar de mais dicas, consulte esse artigo sobre “o que é nicho de mercado e como escolher o seu”.

Por exemplo, se o seu nicho for de mulheres empreendedoras, pense em criar uma caneca motivacional ou engraçada e que as encoraje a continuar em sua jornada. Elas vão usar a caneca em casa ou no local de trabalho e o seu produto vai ajudar a estimular a perseverança que necessitam. 

Você também pode usar frases de personalidades ou músicas, desde que sempre mencione o autor ou autora da sacada. Isso faz com que a sua loja sempre respeite os direitos autorais e também contribua com o conhecimento geral dos seus clientes.

Por exemplo, você poderia colocar essa frase na caneca:

“Uma mulher deve ser duas coisas: quem e o que ela quiser”

Coco Chanel

Por isso, antes de criar a sua arte com a frase, lembre sempre de pesquisar e checar os direitos autorais. O mesmo vale para qualquer imagem ou desenho que você queira usar. 

Para entender mais a fundo, confira nossa lista de personagens que já caíram em domínio público. Nesse artigo, também entramos em detalhes sobre a lei de direitos autorais e o que você pode imprimir em um produto.

Faça um rascunho da estampa

Rascunho de ilustração para caneca
Rascunho de ilustração para caneca

Antes de saltar ao computador e fazer da sua ideia um produto real, elabore alguns rascunhos. Se sentir mais à vontade, recorra ao lápis e o papel e depois passe as ideias ao Criador de Designs, a ferramenta gratuita da Printful para a edição de estampas e ilustrações. 

Tente não conter a sua criatividade. Não tenha medo de errar. O máximo que pode acontecer é que você tenha que pensar em uma ideia nova! Então jogue no seu rascunho tudo o que você quiser: arrisque e rabisque.

Sugiro que, no mínimo, depois da chuva de ideias, você saia pelo menos com 5 ideias principais na mesa. Depois, priorize as três que mais te motivam. Se sobrar tempo, você pode trabalhar nas últimas duas.

Leia também: Programas para editar fotos: opções para quem não tem Photoshop      

Selecione a fonte 

Caneca personalizada com fonte serifada
Caneca personalizada com fonte serifada

Depois de ter pesquisado bastante sobre o seu nicho e decidido que emoção a sua arte vai transmitir, é hora de combinar essa vibração com uma fonte ou que capture o seu estilo, sua mensagem e sua intenção.

Antes de escolher que estilo e características deve ter o texto, lembre-se do conceito de “serifa”. A “serifa” é um prolongamento ou hastes no final das letras muito importante para obras de lettering – a arte de desenhar letras livremente, unindo um trabalho de design, ilustração e escrita.

A função da serifa é ajudar o cérebro humano a entender mais rapidamente as palavras e que a vista canse menos com a leitura, pois dá um aspecto de continuidade horizontal. Por isso que fontes serifadas são utilizadas em livros e notícias de jornal. Já na publicidade, quando há uma ideia rápida a ser transmitida, há uma maior tendência em não usar fontes com serifas extensas.   

Ao experimentar com a tipografia, coloque seu texto em preto ou cinza contra um fundo branco e não introduza variações de tamanho. Isso te ajudará a entender como uma fonte se compara com a outra. 

Geralmente, fontes serifadas transmitem uma maior emoção. Fontes sem serifa são para mensagens rápidas. Avalie como é o seu conteúdo e escolha as mais adequadas para a sua caneca.  

Selecione as ilustrações complementares 

Caneca com foto de casal
Caneca personalizada na Printful para o Dia dos Namorados

Para enfatizar ainda mais a sua mensagem, escolha uma imagem para complementar a estampa. Caso você tenha escolhido não colocar um texto na impressão da caneca, a ilustração vai significar tudo o que você quer transmitir com esse produto ou presente.

Caso você tenha escolhido um texto para usar na caneca, a ilustração deve se encaixar com a citação – sempre evitando detalhes muito pequenos e que podem sair borrados com a impressão. Veja um exemplo abaixo de um mockup criado com a Printful:

Lembre-se: ao usar gráficos e imagens, certifique-se de escolher ilustrações que permitam uma licença comercial flexível ou sejam de livre uso. Nunca use imagens que podem estar sujeitas a direitos autorais.

Exporte o arquivo

Caneca personalizada branca com frase ¨Seu design aqui¨
Caneca brilhante branca

Independentemente do tipo de impressão e do conteúdo da estampa da sua caneca, o arquivo utilizado deve ser sempre em alta qualidade e ter poucos detalhes pequenos, evitando assim que os desenhos sejam impressos de forma embaçada ou borrada.

Na Printful, sempre indicamos as diretrizes de impressão de um produto na parte de baixo do perfil deste mesmo. No caso das canecas com impressão por sublimação, recomendamos usar o formato PNG para designs com um fundo transparente. Para outros designs, aconselhamos o uso de arquivos em JPEG.  

Para garantir que a impressão seja o mais próxima possível da visualização da tela do seu computador, certifique-se de criar o arquivo no espaço de cor sRGB e use o Gerador de Mockups. Ele mostra o centro da caneca, assim como o ponto médio entre o lado direito e o esquerdo. Igualmente, certifique-se de que todos os elementos estejam dentro dos limites do que será impresso. 

Se quiser fazer o seu arquivo no Photoshop ou em outro editor de imagens, a Printful também disponibiliza templates para arquivos de impressão feitos fora do Criador de Designs. 

Uma vez terminado o desenho no seu editor, baixe o arquivo com pelo menos 300 DPI e no formato PNG ou JPG, dependendo se tem fundo transparente ou não. Depois, acesse o Criador de Designs para adicionar o desenho à caneca e sincronize o produto à sua loja ou efetue a compra do presente.

IMPORTANTE: Se você utilizar nossos templates disponíveis para download, exclua as camadas com orientações antes de salvar seus arquivos. Se você não excluir, elas irão aparecer na impressão.

Bônus: 20 frases para canecas personalizadas  

Femininas 

“Nenhuma mulher deve esquecer que ela não precisa de ninguém que não precise dela.”
Marilyn Monroe 

“A beleza começa no minuto em que você decide ser você mesma.”
Coco Chanel

“Se estiver triste, retoque o batom e ataque.”
Coco Chanel

“O ato mais corajoso é pensar por você mesma. Em voz alta.” 
Coco Chanel

“Você é perfeita porque é imperfeita.”
Autor desconhecido

Inspiração

“Sorte é reconhecer as boas oportunidades e saber aproveitá-las.”
Olacyr de Moraes 

“Perder-se também é caminho.”
Clarice Lispector

“O que você tem, todo mundo pode ter. Mas o que você é ninguém pode ser.” 
Clarice Lispector

“Seja a mudança que você quer no mundo.”
Dalai Lama

“A vida começa todas as manhãs.”
Autor desconhecido

“A loucura de uns é a realidade de outros.”
Tim Burton

“O amor próprio cura qualquer desamor.”
Autor desconhecido

Amor

“Meu lugar favorito é do seu lado.”
Autor desconhecido 

“Amar é abraçar o caos do outro.”
Autor desconhecido

“Seja o que for, que seja do seu lado.”
Autor desconhecido

“Ter você é ter tudo.”
Autor desconhecido

“Amar é escolher a mesma pessoa todos os dias.”
Autor desconhecido

Divertidas

“Errar é humano. Culpar outra pessoa é política.”
Hubert H. Humpherey 

“Se você cair, eu estarei aqui.”
Disse o chão.

“Pareço normal, mas já dei ´tchau´ pra avião.”

“Não deixe para amanhã o café que pode tomar agora.”

Concluindo 

Uma caneca pode parecer um objeto simples, mas tem um papel importante no momento de relaxar e de trabalhar. Ao oferecer esse produto na sua loja, as chances de criar uma conexão mais pessoal com o seu nicho são grandes, pois além de ser um produto muito buscado para presentes é também algo muito pessoal.

Se você tem interesse em transformar sua criatividade em fonte de renda, recomendo dar uma olhada no artigo como abrir o seu negócio com a Printful. Se você já deu o primeiro passo, agora também já é especialista na criação de canecas. Aproveite esse conhecimento e monetize suas habilidades! Crie sua caneca gratuitamente com as ferramentas online e gratuitas da Printful, conecte o produto com a sua loja e comece a vender hoje mesmo.

Gabriela é Publicitária, Blogger profissional e Especialista em Marketing de Conteúdo na Printful. Apaixonada por Redação e Planejamento, ela vai compartilhar tudo o que sabe para ajudar você.

Comments

Deixe uma resposta

O seu e-mail não será publicado



Voltar para todos os posts

Pronto para experimentar a Printful?

Conecte-se a uma plataforma de e-commerce ou faça um pedido.

Comece já! chevron-right