Voltar para todos os posts
Fachada do centro de processamento da Printful na Letônia
Cases de sucesso Manual para iniciantes

A incrível história de como nasceu a Printful

Por Tempo de leitura: 3 minutos

Se você nos encontrou, podemos assumir que você está pensando em lançar o seu próprio e-commerce (talvez até já tenha lançado) ou só quer personalizar um produto original para você mesmo. De uma forma ou de outra, é um prazer ter você aqui com a gente.

O que é a Printful?

Somos uma empresa de print-on-demand e dropshipping feita para ajudar você a transformar suas ideias em marcas e produtos. O nosso serviço oferece a melhor tecnologia disponível no segmento e te permite criar produtos personalizados para você e seus amigos, como também vender na sua loja virtual. Basta conectá-la com a gente e, quando seu e-commerce tiver um pedido, nós o receberemos em um dos nossos centros de processamento espalhados pelos quatro cantos do mundo, processaremos e enviaremos ao seu cliente com a sua marca.

Centro de Processamento da Printful
Onde a mágica acontece

Mas a Printful que você vê hoje não nasceu da noite para o dia. Percorremos um longo caminho para chegar aqui e queremos nos apresentar para que você nos conheça melhor e veja o quanto temos em comum. Nem sempre fomos especialistas em print-on-demand. Na verdade, nossa trajetória é bem pouco tradicional. Continue lendo, é uma boa história.

O início de um sonho

Tudo começou em um pequeno país do norte da Europa, a Letônia (já ouviu falar?), onde nossos fundadores lançaram a primeira rede social apresentada ao povo letão, a Draugiem. Até hoje, mesmo com a ascensão do grande concorrente azul (o Facebook, para aqueles que não adivinharam), muitos letões ainda usam o Draugiem.

Deu tudo certo

A rede social fez tanto sucesso que gerou uma série de projetos menores para apoiá-la, que eventualmente se tornaram empresas independentes. Dentre elas, a DeskTime e a Startup Vitamins. Esta última com frases inspiradoras que o público gostou tanto que começou a pedi-las em produtos como pôsteres e camisetas. Você já imagina aonde estamos chegando, não é?

Mas espera!

O maior desafio, no entanto, era encontrar alguém que produzisse isso para nós. Não tínhamos dinheiro para investir em grandes equipamentos de impressão para um negócio que podia nem dar certo. Não demorou para chegarmos à conclusão de que não existia nenhuma empresa que pudesse nos oferecer os produtos que queríamos (geralmente, apenas uma camiseta com um design), por um preço que nós gostássemos e com a qualidade que demandamos para todos os nossos projetos.

Problema resolvido!

Depois de um tempo usando diferentes serviços que não passavam no teste, investimos em uma impressora. E então começamos a criar todos os nossos pôsteres nós mesmos, artesanalmente, com amor. Imagine isso: nosso CEO, relativamente famoso na Letônia, andando pela sua casa na Califórnia fazendo o trabalho duro de imprimir e enviar os pôsteres que nós vendíamos. Isso é que é gestão horizontalizada de negócios!

Fundador da Printful imprimindo pôsteres na sua sala de estar
Nosso primeiro ¨centro de processamento¨ era praticamente um centro de mesa

A demanda começou a crescer

Logo, percebemos que tínhamos alguma força. As pessoas gostavam do que nós fazíamos e, mais importante, da qualidade dos nossos produtos. Como toda empresa do Draugiem Group, crescemos além da nossa necessidade. E se nós precisamos disso, há grandes chances de que outras pessoas precisem também. Sem falar em todos os pedidos que estávamos recebendo para imprimir as coisas de outras pessoas em pôsteres de alta qualidade.

Uma ideia sob demanda

Assim, decidimos construir o serviço de impressão e envio mais fácil e amigável para pequenos negócios já visto. Isso significa: 

Então aqui estamos nós!


Escreva você também sua história de sucesso com o print-on-demand!

E olha aonde chegamos!

Seguimos crescendo rápido e, em Maio de 2021, entramos para o seleto clube dos unicórnios ao sermos avaliados em mais de US$1 bilhão, uma conquista que compartilhamos com nossa equipe de mais de 1.800 pessoas espalhadas pelo mundo inteiro. 

“Graças ao trabalho duro do nosso time, tivemos conquistas significantes nesses 8 anos de operação. Crescemos de start-up a líderes na indústria global guiados por uma nova geração de empreendedores.”

DAVIS SIKSNANS (CEO e cofundador da Printful)

A Printful não para, igual a você!

Mas a estrada que temos pela frente é longa, ainda há muitas coisas que queremos implementar (como mais produtos, por exemplo). Nossa meta é conquistar o mundo. Aguarde!

Mapa de centros de processaento globais Printful
Centros de processamento globais

Então obrigada por nos encontrar, fique um pouco e vamos nos conhecer melhor. Eu juro que somos uma turma legal e vamos nos dar muito bem.

Post publicado em 23 de agosto de 2021. Atualizado em 6 de abril de 2022.

Gabriela é Publicitária, Blogger profissional e Especialista em Marketing de Conteúdo na Printful. Apaixonada por Redação e Planejamento, ela vai compartilhar tudo o que sabe para ajudar você.

Comments

  1. Rafael

    Já me cadastrei e realmente é o melhor serviço por demanda, porém o único problema é para realizar um pedido, tem que ter cartão que faça compras internacionais! Ainda não coloquei na minha loja on-line por conta disso

    1. Gabriela Martinez Post author

      Oi, Rafael. No momento, o sistema aceita apenas cartões internacionais, mas estamos trabalhando nisso. Obrigada pelo feedback.

  2. Sônia Cristina Theodoro gouveia

    Estou ansiosa pois demasiadamente nessissata de começar meu próprio negócio estou cansada e perdendo já as esperanças e a minha única esperança agora é vocês da printful me ajudem por favor e serei imensamente grata a vocês

    1. Gabriela Martinez Post author

      Oi, Sônia. Ficaremos felizes em te ajudar nessa jornada. Aqui no blog, postaremos várias as dicas para você ter um e-commerce de sucesso.

  3. Wagner

    Olá, eu tenho uma loja online de camisetas no sistema de dropshipping and recentemente eu encaminhei emails ([email protected]) e também mensagens inbox no insta da Printful no Brasil. Porém, ninguém responde. Resolvi então comprar uma camiseta para testar a malha… recebi um produto errado, de outro cliente. Tentei resolver via email ou insta e ninguém! Encaminhei um email para a printful nos EUA e estão resolvendo por lá. Minha pergunta é… tem alguém aqui no Brasil? Vcs tem uma empresa física aqui no Brasil? Pois eu imagino quando começar a vender em grande volume e precisar falar com alguém e ficar no ar a questão. Acho que o quesito atendimento ao cliente aqui no Brasil precisa ser melhorado.

    1. Gabriela Martinez Post author

      Obrigada pelo feedback, Wagner. Verifiquei com a nossa equipe de suporte e vi que vocês já estão em contato. Em relação à presença física da Printful no Brasil, nosso centro parceiro está localizado no Rio de Janeiro. Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

  4. Erik José Da Costa

    Muito interessante e promissor o modelo de negócios da printful. Uma excelente idéia para quem esta começando e não tem verba para investir. Estou estudando os vídeos e o modelo de negócios,mas sem dúvidas irei indicar para muitos amigos e pessoas que conheço. Um bom modelo de negócio é aquele que possui uma barreira de entrada menor e que possibilita que muitos possam empreender. Parabéns gostei muito da empresa e dos serviços prestados!

  5. CARLOS NASCIMENTO

    Bom dia
    Gostaria de esclarecimentos de como funciona a política de devoluções? A quem o cliente insatisfeito devolve o produto enviado pela Printful?. Para mim ou ao fornecedor? Quem arca com o frete de retorno? Não está claro para mim.

  6. Claudia

    Estou usando a Printful nos Estados Unidos e, agora, no Brasil. No entanto, eu noto que a variedade de produtos ofertados no Brasil é muito menor do que nos Estados Unidos.

    A Printful Brasil pretende oferecer mais produtos? Se sim, isso deve demorar muito ainda ou já existe alguma perspectiva?

    Gosto muito dos produtos, a qualidade é muito boa. Parabéns!

    1. Gabriela Martinez Post author

      Oi, Claudia. Ficamos muito felizes em saber que aprova os produtos da Printful. A Printful chegou ao Brasil há pouco menos de um ano e a intenção é, sim, ampliar o Catálogo de produtos locais gradativamente. Neste momento, não temos data prevista para novos lançamentos, mas assim que tivermos anunciaremos nos canais da empresa. Também estamos ansiosos. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu e-mail não será publicado



Voltar para todos os posts

Pronto para experimentar a Printful?

Conecte-se a uma plataforma de e-commerce ou faça um pedido.

Comece já! chevron-right