Voltar para todos os posts
Hashtags para Instagram: guia completo 2022
Dicas de marketing

Hashtags para Instagram: guia completo 2022

Por Tempo de leitura: 12 minutos

Hashtags para Instagram são um conhecimento obrigatório para quem quer divulgar um negócio nas redes sociais, seja você um empreendedor multitarefa ou um especialista em marketing digital.

Se você está querendo descobrir quais hashtags estão em alta no momento ou apenas buscando listas de hashtags para posts de moda, lifestyle, viagens, natureza, comida ou fitness, você veio ao lugar certo.

Neste artigo, vamos te explicar como escolher as melhores hashtags para Instagram em 2022, de acordo com o seu negócio.

Além disso, no final, você encontrará uma lista com mais de 500 hashtags para Instagram, prontas para copiar e colar, divididas por temas. Inclua este recurso nos seus posts do Instagram para ganhar curtidas, aumentar seu alcance ou gerar engajamento.

Nossa aventura pelo mundo das hashtags para Instagram começa agora! Boa leitura!

O que é uma hashtag?

As hashtags são um termo ou conjunto de termos precedidos pelo símbolo “#”, também conhecido como jogo da velha. Um truque muito popular em redes sociais para descrever de que assunto se trata um post. 

Estas tags (etiquetas) surgiram no Twitter em 2007 e até hoje ajudam as pessoas a encontrar conteúdos do seu interesse. Por exemplo, ao fazer uma busca no Instagram com a hashtag #camisetapersonalizada, você pode encontrar centenas de milhares de fotos de usuários que subiram imagens com esse tipo de roupa e usaram essa hashtag para marcar suas publicações.

Alguns usuários do Instagram, inclusive, têm a possibilidade de seguir hashtags para ver as publicações mais relevantes sobre seus temas favoritos. Eu, por exemplo, sigo a hashtag #receitas. Esse mecanismo me permite ver fotos e vídeos de contas que eu não sigo ainda diretamente no meu feed.

Por isso mesmo, se você ainda não utiliza estrategicamente este recurso para divulgar sua marca, precisa começar já! Utilizá-las em todos os seus posts ajudará você a conseguir mais visibilidade pois não apenas seus seguidores verão seu conteúdo, mas também aqueles que seguem o assunto marcado por você. 

Pra que servem as hashtags no Instagram?

De forma geral as hashtags não têm nenhum significado oculto, a não ser em casos pontuais como campanhas e movimentos online. Os usuários, empresas ou qualquer conta do Instagram que queira crescer as utiliza para ganhar seguidores e engajamento. E, se você der sorte, seu conteúdo pode até viralizar.

Se o seu negócio está em fase de crescimento, elas podem ser uma maneira mais que interessante para te ajudar a alcançar seus objetivos. Vale lembrar que usar hashtags não substitui os anúncios pagos, são uma forma fácil e gratuita de ser descoberto organicamente no Instagram.

Para entender um pouco mais a fundo sobre como divulgar sua marca, leia nosso artigo sobre como criar um plano de marketing.

Quais são as hashtags mais usadas no Brasil?

As hashtags mais usadas no Brasil em março de 2022, de acordo com o buscador Tags Finder são:

#brasil
#brazil
#love
#instagood
#photography
#amor
#photooftheday
#instagram
#tbt
#fashion
#follow
#fitness
#boanoite
#beautiful
#bomdia
#nature
#art
#photo
#followme
#repost
#moda
#style
#lifestyle
#riodejaneiro
#picoftheday
#like4like
#travel
#life
#music
#model

As hashtags mais usadas podem variar com frequência, bem como as regras do algoritmo do Instagram, por isso, não seria muito responsável da minha parte dizer que essas são as melhores hashtags para 2022. Afinal, pode ser que amanhã apareça uma nova hashtag que conquiste o topo das paradas de sucesso nacionais e mundiais. 

Além disso, como você pode ver acima, as hashtags mais usadas costumam ser muito genéricas. Vamos combinar que usar hashtags como #love e #instagood na sua rede social não vai agregar valor ao objetivo da sua publicação, concorda?

A seguir, te explicamos melhor por que você deve evitar as hashtags mais usadas e se concentrar nas tags que interessam de verdade ao seu nicho de mercado. Continue lendo.

Como escolher as melhores hashtags para Instagram 

Cada caso é um caso. Mas, como regra geral, existem algumas formas de descobrir quais as melhores hashtags para o seu perfil, seja por observação do comportamento do consumidor, concorrentes e influencers do seu nicho, seja por geradores de hashtags.

Da mesma forma que não se deve escrever um artigo no seu blog sem pensar nas palavras-chave, você precisa pensar bem em quais hashtags vai usar para divulgar sua loja nas redes sociais.

Por onde começar?

O primeiríssimo passo é ter uma estratégia de marketing digital que te dê um norte em relação a com quem você quer falar, sobre o quê e com que objetivo. 

  1. Faça um brainstorm (tempestade de ideias) para definir os termos relacionados ao seu negócio.
  2. Pesquise no próprio Instagram quais os resultados para os termos escolhidos por você e veja que tipo de resultado seus clientes receberão.
  3. Ao começar a digitar seus termos, perceba as sugestões oferecidas pelo próprio Instagram. Isso te dará uma ideia de quais os termos mais buscados e seus derivados. Ex.: ao pesquisar o termo ¨camiseta¨, o aplicativo me oferece também #camisetaspersonalizadas, #camisetas, #camisetamasculina, #camisetacristã, #camisetasestampadas, dentre outros resultados, incluindo um acompanhado de emoji, que também pode ser uma opção.
  4. Liste seus principais concorrentes diretos e veja quais as hashtags estão sendo utilizadas por eles.
lista de hashtags do instagram com a palavra ¨camiseta¨.
Sugestões de hashtags do Instagram com a palavra ¨camiseta¨.

Quantas hashtags posso adicionar em um post?

Os algoritmos do Instagram utilizam esses ¨códigos¨ para entender que tipo de conteúdo você está publicando. Você pode adicionar até 30 hashtags para posicionar seu conteúdo, seja ele um post, um vídeo ou um Reel no seu perfil. Mas o ideal é não adicionar tantas assim para não assustar ou confundir o público. 

Devo focar nas hashtags mais usadas?

Nem sempre. Você precisa levar em conta é a competitividade das hashtags. Quanto mais gente utiliza uma hashtag, maior é a sua competitividade e menores são as chances do seu conteúdo ser encontrado entre todos as postagens que estão utilizando aquele termo. 

Por outro lado, se uma hashtag tem baixa competição, ela provavelmente tem menor procura. Porém, pode significar uma audiência de melhor qualidade para você, especialmente se você vende produtos de nicho.

Veja abaixo como definir o nível de competitividade de uma hashtag de acordo com o volume de buscas:

  • Baixa competição: entre 5 mil e 50 mil publicações.
  • Média competição: entre 50 mil e 200 mil publicações.
  • Alta competição: de 200 mil publicações para cima.

Atenção à digitação

Além disso, preste atenção para evitar erros de digitação, hashtags muito longas ou frases com hashtags separadas (ex.: #moletons #para #casais ou #quadros #para #decoração #do #quarto #do #bebê).

Cada hashtag é lida de forma separada. Então você pode acabar se posicionando entre uma ou outra postagem que não é a sua praia.

Isso nos leva ao próximo conselho.

Preste atenção aos aspectos visuais

Observe o feed das hashtags que você está pensando em utilizar para extrair padrões gerais que depois você poderá usar a seu favor. Algumas perguntas que você deve se fazer:

  • Como as fotos destacadas foram tiradas?
  • Como são os Reels?
  • Que tipo de estética os conteúdos têm?
  • Foi aplicado algum filtro?
  • Vêm acompanhados de texto?
  • Alguém foi mencionado nos comentários?

O objetivo é entender quais publicações, seja de vídeo ou foto, tiveram melhores resultados e por quê. Não se trata de copiar o conteúdo já existente, mas de entender a lógica do algoritmo para montar a sua própria estratégia.

Agora que você já entendeu o que são as hasthags, quais as hashtags mais usadas e como escolher as melhores, vamos ver como utilizá-las de acordo com os seus objetivos.

imagens postadas no instagram com a hastag #camisetaspersonalizadas
Pesquisa feita no Instagram pela hashtag #camisetaspersonalizadas

Como funcionam as hashtags

As hashtags ajudam o Instagram e outras redes sociais a classificarem os conteúdos. Depois, elas mostram esses conteúdos aos usuários que podem estar interessados nos posts em questão.

A melhor maneira de utilizar as hashtags varia de acordo com a rede que você está utilizando e é diferente para o Instagram, o Twitter e o Facebook, por exemplo.

¨No Facebook, o uso das hashtags é útil quando há alguma razão para agregar conteúdo em uma tag. Um evento ou dia especial (#RockinRio2067 , #Natal2056), algum acontecimento que seja destaque nas notícias (#Eleicoes2022 , #SaveUkraine), etc. Se o conteúdo não é “listável” e ninguém vai precisar de um código único para encontrá-lo mais facilmente, não há necessidade da hashtag.¨

Denise Miller, especialista de marketing digital da Printful

Já no Instagram, o uso de diversas hashtags é sempre recomendável. Mas se você pensar na quantidade de fotos e vídeos que são postados diariamente no Instagram, é fácil entender que não é uma questão de utilizar sempre as mesmas hashtags em todos as postagens. 

O ideal é que você avalie qual o objetivo de cada conteúdo postado para encontrar, dentro da sua lista de hashtags escolhidas, quais as mais adequadas. 

As hashtags mais usadas nem sempre serão a melhor opção

1. Para ganhar curtidas e aumentar o alcance

Sim, o número de postagens que já existem sobre um assunto e o número de usuários que os consultam é importante. Mas nem sempre isso quer dizer que esse assunto seja o melhor. Em outras palavras, utilizar as hashtags mais populares do Instagram nem sempre vai fazer o seu post bombar.

icone de like e smartphone
Estratégias para conseguir mais likes nos posts do Instagram 


Além de atrair a atenção do grande público, você precisa encontrar hashtags relevantes, que tenham um mínimo de procura qualificada para ajudar você a converter audiência em compras. 

Lembre-se: curtidas não são sinônimos de vendas. Porém ajudam seu negócio a ter mais credibilidade. É o que se chama de métrica de vaidade. 

Fazendo um paralelo com a vida fora das telas: imagine que você está passeando e procurando um restaurante para jantar. É natural que, ao passar por um restaurante vazio e outro com fila, você pense que o restaurante vazio não é muito bom, por mais bonito que ele seja. Do contrário, haveria gente ali, não é? Infelizmente, a lógica é parecida nas mídias sociais. Por isso, números de seguidores e curtidas nos posts importam.

No entanto, a lógica de valor dos nichos de mercado também se aplica às hashtags. Logo, faz sentido que você também busque seu público-alvo no Instagram. Dessa forma, você provavelmente conseguirá melhores resultados com hashtags mais específicas.

Botando tudo isso na balança, o melhor que você faz é escolher hashtags de diferentes pesos – hashtags genéricas e hashtags menos populares -, combiná-las e analisar o que acontece. A partir daí, é aprender com as tentativas, erros e acertos. 

Só assim, você saberá o que funciona melhor para a sua marca.

2. Para ter visibilidade local

A localização de uma hashtag também é essencial. Por exemplo: se você tem um negócio online no Brasil, é interessante usar as hashtags que os usuários brasileiros utilizam. 

Se o seu negócio for local, vale a pena adicionar nos posts uma hashtag com o nome da sua cidade ou mesmo do bairro onde a sua loja está localizada, por exemplo. Se você é um e-commerce que vende para todo o Brasil, isso já não faz sentido.

Utilizar hashtags em inglês é uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo que pode aumentar o seu alcance e engajamento, pode te apresentar a públicos que não vão entender o conteúdo do seu post e/ou não podem comprar o que você está anunciando, não sendo eficiente para a conversão. 

Mas há exceções em casos nos quais o seu nicho utiliza determinados termos em inglês, mesmo sendo composto por brasileiros. Ex.: #dropshipping, #ecommerce, #printondemand.

3. Para gerar engajamento

É comprovado que o uso de hashtags aumenta o engajamento das publicações no Instagram. No mundo ideal, as pessoas que utilizam as hashtags corretamente para criar e consumir conteúdo têm as mesmas características que os seus clientes em potencial. 

Quando falamos em engajamento, estamos falando de curtidas, comentários e cliques nos posts, que podem virar tráfego para a sua loja.

Se você vende camisetas personalizadas relacionadas com a cultura japonesa, por exemplo, usar a hashtag #instafood simplesmente porque na sua camiseta aparece um prato de sushi pode até gerar alguns likes, mas não é exatamente relevante. No entanto, utilizar algo mais específico como #anime pode ser muito útil.

Sugerimos, ainda, que você siga suas próprias hashtags. Assim, você descobrirá outros usuários que falam sobre o mesmo assunto e poderá iniciar conversas, além de construir boas conexões e parcerias. Ou seja, para gerar engajamento, hashtags mais específicas são as melhores.

Se você já é um cliente da Printful, por exemplo, pode compartilhar seus produtos com a hashtag #meuprodutoprintful. Essa hashtag foi a escolhida para unificar todos os nossos Conteúdos Gerados pelo Usuário (UGC) no Brasil.

4. Para ganhar seguidores

Se você conhece bem o seu público, sabe quais são os assuntos favoritos do seu público. Crie conteúdos que conectem o tema do seu negócio ao que o seu público-alvo consome no Instagram. Se você faz parte do seu próprio nicho, observe quais contas vêm à mente quando você pensa no seu tópico.

Analise quem são os usuários mais influentes dentro do seu nicho de mercado. Curtir e comentar os posts desses perfis pode ajudar você sua marca a ser descoberta.  

Você pode também utilizar hashtags clicáveis nos seus Instagram Stories e até adicioná-las na sua bio. Para aumentar sua base de seguidores, aposte também em hashtags mais populares.

Adesivo de Hashtag clicável nos Stories
Adesivo de Hashtag clicável nos Stories

Leia também: Como ganhar dinheiro no TikTok

Geradores de hashtags para Instagram

A tendência da automatização de tarefas também chegou para as hashtags. Hoje, existem diversos sites e ferramentas feitos para ajudar você a encontrar as melhores hashtags para as suas publicações. Pesquisamos algumas delas e listamos abaixo as nossas favoritas.

Tags Finder

O Tags Finder é uma das ferramentas mais populares entre quem trabalha com marketing digital. Nele, é possível não apenas encontrar as hashtags mais utilizadas do momento no Brasil, como filtrar a busca por cidade ou estado.

interface do gerador de hashtags Tags Finder
Gerador de hashtags do Tags Finder

Além disso, ele tem a função de gerar hashtags de acordo com temas relacionados ao seu universo de atuação e permite que você veja estatísticas das hashtags que estão em alta e até uma lista atualizada de hashtags banidas ou bloqueadas do Instagram.

Hashtags for Likes

O Hashtag for Likes é uma ferramenta paga que oferece o serviço de gerador de hashtags. Presente em alguns dos principais resultados de buscas associadas a geradores de hashtags online, ele é mais limitado que o Tags Finder. 

Ao buscar pela palavra moletom, por exemplo, o site não encontrou resultados. Para a palavra moda, que é mais ampla, foram oferecidas algumas sugestões. O site está parcialmente traduzido para o português, então um pouco de conhecimento de inglês pode ser necessário para explorar suas funções por completo.

interface do gerador de hashtags hashtagsforlikes
Exemplo de busca no gerador de hashtags Hashtags for Likes

Influencer Marketing Hub

Já o Influencer Marketing Hub, apesar de ser em inglês, é fácil de usar gratuitamente e pode trazer insights interessantes por sua forma diferente de gerar hashtags. Nele, você sobe uma foto e, através de uma leitura da imagem, o site sugere hashtags associadas.

interface do gerador de hashtags Marketing Hub
Gerador de hashtags a partir de imagens do Influencer Marketing Hub

Rite Tag

O Rite Tag (link em inglês) é mais um gerador de hashtags utilizado por profissionais da área. Ele oferece sugestões de hashtag com base no engajamento em tempo real a partir de palavras-chaves e imagens. 

Infelizmente, o Rite Tag não possui versão em português e é pago, mas tem teste gratuito e é considerado funcional e prático por quem usa. Vale a pena dar uma chance e tirar suas próprias conclusões.

interface do gerador de hashtags rite tag
Gerador de hashtags do Rite Tag

All Hashtag

O site All Hashtag não tem versão em português mas gera hashtags no nosso idioma gratuitamente a partir de palavras-chaves fornecidas por você. Ao configurar a busca, você pode definir se deseja ver as hashtags mais populares (top), aleatórias (random) ou live (ao vivo). A ferramenta também apresenta hashtags relacionadas ao termo apresentado na busca.

Veja abaixo alguns resultados fornecidos pela ferramenta para a palavra-chave caneca. Perceba que #canecaspersonalizadas é uma das primeiras do TOP 30.

interface do gerador de hashtags all hashtag
Hashtags para a palavra-chave caneca no gerador de hashtags All Hashtag

Onde colocar as hashtags em um post?

Uma vez que você tenha a sua lista de hashtags organizada em um doc ou Excel, é hora de aplicá-las aos seus conteúdos. Você já deve ter notado que alguns perfis fazem isso diretamente nas legendas dos posts, outros nos comentários. Há também a opção de colocar hashtags na bio e nos stories, como um adesivo especial que fica junto com os gifs. 

Vejamos a diferença entre eles.

Na legenda

A maior parte dos usuários aplica as hashtags diretamente à legenda, que é a forma mais tradicional. E é onde nós colocamos as nossas também. No entanto, dependendo da quantidade de hashtags que você utilize, a legenda pode acabar ficando longa e visualmente confusa.

Para evitar que isso aconteça, alguns geradores de hashtags já oferecem suas sugestões de hashtags para copiar e colar com uma série de pontos posicionados em linha vertical para separá-las do texto descritivo. Assim: 






(insira sua lista de até 30 hashtags aqui)

Na prática, se você utilizar muitos pontos, o Instagram entenderá que a sua legenda é longa e, no feed dos usuários, não mostrará as hashtags, substituindo os pontos em linha vertical por “[…]”.

hashtags na legenda de post do instagram
Hashtags no Instagram da Printful, separadas do texto da legenda por pontos verticais.

Nos comentários

Outra forma de manter a lista de hashtags separada dos textos é adicioná-la como comentário na sua própria postagem. O Instagram ainda vai entender a mensagem e utilizar as marcações para categorizar o seu conteúdo, ajudando-o a ser encontrado pelos usuários.

hashtags nos comentários de post do instagram
Como usar hashtags nos comentários

Botão clicável nos Stories

Para adicionar hashtags clicáveis na bio, você pode simplesmente usar a ferramenta de texto ou, para dar mais destaque, criar um botão. Para isso, clique no ícone que dá acesso aos gifs – onde é possível adicionar botões de localização, caixas de perguntas, enquetes, entre outros recursos – e clicar no botão #HASHTAGS. 

Ao começar a digitar a sua hashtag, o próprio Instagram vai te dar algumas sugestões de como completar o termo de acordo com as mais utilizadas. Você pode pegar essas dicas para incrementar sua lista.

hashtags como botão clicável nos stories
Hashtags no Instagram Stories

Como analisar uma hashtag no Instagram?

Ninguém conhece seu negócio, seu público-alvo e seu conteúdo melhor que você.

Usar hashtags da moda como #amor, #fashion ou #instagood não te ajudarão a gerar mais vendas. Por isso dizemos que saber qual é a hashtag mais usada no Instagram é bom, não é muito eficiente.

As melhores hashtags do Instagram são as que mais interessam ao seu público. Ao incluí-las nas suas postagens, você estará aumentando suas chances de ganhar seguidores de qualidade.

Mas, como saber se as hashtags escolhidas por você funcionaram ou não? Olhando para os números.

Métricas para analisar seus resultados

Existem algumas métricas importantes para chegar a essa conclusão de forma mais assertiva:

  • Curtidas, comentários e número de usuários que salvaram seu post (clicando na bandeirola que fica sob a foto).
  • Número de impressões, ou seja, de visualizações do post.
  • Alcance: número de usuários alcançados pela sua hashtag.
  • Novos seguidores: comparativo entre os seguidores antes e depois do uso das hashtags. 
  • Taxa de engajamento: se seus posts receberam mais interação (curtidas e comentários, por exemplo) depois do uso de determinadas hashtags.

Conselhos finais

Qualidade é sempre melhor que quantidade

Qualquer que seja a ferramenta utilizada por você, não se esqueça de que quantidade e qualidade não são a mesma coisa quando falamos de hashtags.

Só a partir da sua experiência você encontrará as melhores hashtags para seus posts de Instagram. Fuja de quem te promete uma receita mágica de «100 hashtags para ganhar likes» ou um «top hashtags para Instagram» que funcione para todo mundo.

Organize-se para medir os resultados das suas hashtags no Instagram

Organize sua lista de hashtags em um doc ou Excel e, ao avaliar as postagens mais bem sucedidas de cada mês, observe quais hashtags elas têm em comum.

Tenha paciência

Usar hashtags para ganhar seguidores de forma orgânica e gratuita no Instagram é uma boa decisão, mas aja de forma inteligente. Lembre que os resultados não virão da noite para o dia. O Instagram rastreia as contas dos usuários em busca de conteúdo de valor, de acordo com os interesses e comportamento dos usuários.

Mesmo que você comece a utilizar hashtags de qualidade, a rede social vai precisar de um tempo para começar a confiar em você e no seu conteúdo. Então não se desespere se não vir muito resultado nos primeiros dias. A médio e longo prazo, sim, a resposta será mais visível.

Dê prioridade ao conteúdo de qualidade

E, claro, não basta usar as melhores hashtags se o seu conteúdo não estiver bem feito. Invista em fotos e vídeos de qualidade, criativos e observe o que o seu público mais curte. Sugerimos que você também crie uma agenda de conteúdos mensal para se organizar, incluindo não apenas produtos, mas dicas valiosas para a sua audiência, entretenimento e datas comemorativas.

Baixe aqui o Calendário Sazonal 2022.

Aprenda com os erros

Se depois de um tempo, você perceber que a sua estratégia de marketing digital não está funcionando, não há nada errado em ajustar as velas. Investigue o que deu certo e o que deu errado no passado.

Moletom rosa com estampa hashtag sextou
Lembram quando a hashtag #sextou foi banida porque tinha um significado diferente em inglês?

Quais hashtags deram melhor resultado para você? Compartilhe sua experiência com outros empreendedores.

Gabriela é Publicitária, Blogger profissional e Especialista em Marketing de Conteúdo na Printful. Apaixonada por Redação e Planejamento, ela vai compartilhar tudo o que sabe para ajudar você.

Comments

Deixe uma resposta

O seu e-mail não será publicado



Voltar para todos os posts

Pronto para experimentar a Printful?

Conecte-se a uma plataforma de e-commerce ou faça um pedido.

Comece já! chevron-right