Voltar para todos os posts
Mulher sob tecido branco
Manual para iniciantes

Poliéster, algodão ou tecido misto: qual é melhor?

Por em 23 de junho de 2022 Tempo de leitura: 5 minutos

Vender roupas na internet é divertido, mas isso não quer dizer que é sempre fácil. Entre muitas escolhas que você tem que fazer, decidir que tipos de tecido utilizar para os seus produtos é definitivamente uma das mais importantes.

Se você está apenas começando, pode cair na tentação de usar a tela mais barata para o seu trabalho, mas não caia nessa tão rápido. Pense no seu público e em como você quer que a sua marca seja percebida. E não se esqueça de que o tecido das suas peças tem que se adequar não apenas ao seu nicho de mercado, mas também aos seus designs.

Quem tem ou quer ter uma loja de roupas deve se familiarizar com os três tipos de tecido primários: algodão, poliéster e tecidos mistos. Neste artigo, vamos dar uma olhada em cada um para ajudar você a decidir qual o melhor para a sua loja.

Algodão

O algodão é a fibra natural mais produzida do planeta. Dentre suas principais vantagens estão o conforto e a durabilidade, que fazem dele um dos tecidos mais populares da indústria têxtil.

Algodão é o melhor tecido?

O algodão pode ser transformado em muitos tecidos diferentes como jeans, flanela, jérsei, entre outros. Cada um deles, claro, tem suas particularidades, mas o que eles têm em comum são a maciez e a respirabilidade. Por isso são perfeitos para climas mais quentes e para pessoas com pele mais sensível.

Além disso, o algodão não costuma grudar no corpo, então se você não quiser um tecido mais ajustado e preferir um caimento mais solto, use o algodão. Tenha em mente, contudo, que o algodão seca lentamente, então não é o tecido mais adequado para a moda fitness, por exemplo.

Algodão é ideal para estampar?

O algodão é uma ótima superfície para a impressão DTG. Estão de você quiser que o seu design fique opaco e nítido, escolha uma peça 100% algodão. Lembre-se apenas que as impressões DTG não ficam tão sólidas em roupas de algodão grosso (por exemplo: moletons) quanto em camisetas.

Como fazer peças de algodão durarem?

O algodão de alta qualidade é super durável e, logo, menos propenso a danos. Porém, o algodão dura menos que o poliéster ou tecidos mistos de algodão e poliéster.

Como a maioria dos materiais naturais, ele pode encolher se exposto a altas temperaturas. Então, ao lavar uma camiseta de algodão, use água fria e evite adicionar muito sabão, pois isso pode acabar desgastando o material. Escolha o ciclo delicado na sua máquina de lavar para evitar o desbotamento.

Tenha em mente que, por causa das diferentes técnicas, nem todos os produtos de algodão, mesmo os que são 100%, vão ter exatamente a mesma textura.

Exemplo de peça 100% algodão da Printful: Camiseta clássica masculina | Gildan 2000.

Camiseta 100% algodão
Camiseta clássica masculina Gildan 2000. Fonte: Printful

Poliéster

Antes de tudo, é importante entender o que é poliéster: o poliéster é uma fibra sintética, ou seja, de produção humana, feita a partir de produtos derivados de petróleo. O uso de poliéster na confecção de vestuário nasceu em 1941, então este tipo de tecido é relativamente novo no jogo.

Apesar disso, o poliéster tem se tornado um material altamente popular na indústria da moda e é especialmente valorizado por quem está procurando um tecido resistente ao uso e às lavagens.

Poliéster é bom?

O poliéster tem uma textura mais próxima à seda que o algodão e é perfeita para os esportes. Roupas feitas de poliéster prendem o suor contra a pele. Isso significa que as camisetas de poliéster podem grudar um pouco no corpo em dias de calor e aquecer nos dias mais frios.

Assim como outras fibras, o poliéster tem vantagens e desvantagens. Camisetas de poliéster geralmente são leves e finas, mas podem causar irritação em peles mais sensíveis. Para reduzir as chances de irritação, é aconselhável utilizar o poliéster mesclado a outros tecidos.

Poliéster estica?

Sim, o poliéster se estica naturalmente para garantir o conforto de quem usa. Por outro lado, ele não encolhe naturalmente e, se for 100%, não perde a forma mesmo depois de muito uso. Ele sempre volta à sua forma original rapidamente.


Comece sua loja de roupas com a Printful!


Poliéster é ideal para estampar?

Se você tem uma loja de roupas, pode estar se perguntando se o poliéster é uma boa opção para personalizar.

Por algum tempo, fazer estampas em poliéster foi um desafio. Mas graças a técnicas avançadas de impressão, conseguir uma impressão de alta qualidade em tecidos de poliéster não é mais uma preocupação. Estampas coloridas ficam vibrantes e tendem a não desbotar com o tempo.

Entretanto, como estampar em poliéster é mais difícil que estampar em algodão, os produtos deste material costumam ser mais caros.

Como fazer peças de poliéster durarem?

O poliéster tem alta durabilidade, mais que o algodão e a maioria dos tecidos mistos. Também é difícil de manchar permanentemente porque o poliéster é menos absorvente que outros tecidos.

Os tecidos de poliéster também são conhecidos por não amassar, encolher ou desbotar quando tratados com cuidado. Dito isso, é recomendado fazer as lavagens das peças de poliéster em água morna, com detergente neutro, e depois secar à máquina em baixa temperatura.

A maior parte dos produtos Printful tem instruções de cuidado detalhadas nas suas respectivas páginas.

Exemplo de peça em poliéster da Printful: Mochila com impressão all-over.

Mochila personalizada com impressão all-over
Mochila com impressão all-over. Fonte: Printful

Agora que você já se familiarizou com as características das duas fibras, suas vantagens e desvantagens, vamos comparar poliéster e algodão e fazer o checklist para ver quais características diferenciam os dois.

Tabela comparativa Algodão e Poliéster
Tabela comparativa Algodão e Poliéster

Essa tabela comparativa pode te dar uma ideia mais clara de quais tecidos atendem melhor às suas necessidades. Mas antes de tomar uma decisão final, veja o que os tecidos mistos têm a oferecer.

Tecido misto

Como você deve imaginar, os tecidos mistos são criados quando duas ou mais fibras diferentes são combinadas para criar um novo tipo de têxtil com propriedades únicas.

Com o passar dos anos, os tecidos mistos têm sido desenvolvidos para atender a necessidades específicas como melhorar a textura, a durabilidade a sensação no toque ou mesmo a redução dos custos de produção.

Hoje, existem milhares de tecidos mistos, mas os mais populares para a estamparia são:

Misturas de algodão e poliéster (65/35 e 50/50)

Se você não conseguir escolher entre o algodão e o poliéster, combine o melhor dos dois mundos e opte por um tecido misto de algodão-poliéster.

Muito versátil, a mistura algodão-poliéster é utilizada para fazer de roupas de cama a camisetas. Como o poliéster não encolhe ou muda de forma como o algodão, essa mistura é mais fácil de lavar e secar. 

E graças ao componente de algodão no tecido, as roupas feitas de tecido misto algodão-poliéster têm mais respirabilidade em comparação com produtos de poliéster puro.

A melhor parte: essa mistura é uma ótima tela para suas artes com cores vivas.

Comparativo de impressão em tecido 100% algodão x algodão-poliéster 50/50

Comparativo de impressão em camiseta e moletom
Comparativo de impressão em camiseta 100% algodão e moletom algodão-poliéster 50/50

Exemplo de produto de algodão e poliéster da Printful: Moletom gola redonda unissex | Gildan 18000.

Moletom gola redonda unissex
Moletom gola redonda unissex Gildan 18000. Fonte: Printful

Mistura de poliéster, algodão e rayon (50/25/25)

O rayon é uma fibra semi sintética que combina a quantidade certa de poliéster, algodão e rayon. Roupas feitas desse tecido são macias, elásticas e duráveis. Este famoso tri-blend forma o tecido perfeito para roupas de modelagem larga e solta, e são reconhecidas por seu conforto.

Devido ao trançado mais folgado e à combinação de tecidos, impressões DTG em tecidos tri-blend têm uma textura vintage. Isso porque o tecido da roupa aparece sutilmente através da tinta.

Comparativo impressão em algodão e triblend
Comparativo de impressões em algodão e em tri-blend

Exemplo de item em tri-blend de poliéster, algodão e rayon da Printful: Regata nadador feminina.

Regata nadador feminina Next Level
Regata nadador feminina Next Level. Fonte: Printful

Misturas de poliéster e elastano (85/15)

O elastano, também conhecido como lycra, é uma fibra sintética famosa pela sua elasticidade. Quando combinado com o algodão, o elastano é o tecido perfeito para roupas duráveis e com toque suave. Normalmente, as misturas de poliéster e elastano são usadas para a moda fitness.

Exemplo de peça feita de poliéster e elastano na Printful: Legging com impressão all-over.

Legging com impressão all-over
Legging com impressão all-over Printful

Qual o seu tecido favorito?

Cada tipo de tecido tem suas vantagens e desvantagens, então é realmente uma questão de preferência pessoal. Mas como lojista, você precisa pensar no assunto com atenção, porque isso se reflete na sua marca. 

Por fim, lembre-se sempre de informar ao seu cliente sobre o caimento, o toque e as instruções de uso de cada tecido para que eles durem mais. Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!


Comece sua própria marca de roupas com a Printful!


Gabriela is a creative copywriter, profesional blogger, and passionate content marketer with a large experience in publicity agencies and international companies. She loves sharing her ideas and new trends to bring inspiration to everyone around her.

Comments

Deixe uma resposta

O seu e-mail não será publicado



Voltar para todos os posts

Pronto para experimentar a Printful?

Conecte-se a uma plataforma de e-commerce ou faça um pedido.

Comece já! chevron-right