Voltar para todos os posts
Silk digital (DTG) ou silk screen? Entenda a diferença
Manual para iniciantes

Silk digital (DTG) ou silk screen? Entenda a diferença

Por em 7 de abril de 2022 Tempo de leitura: 9 minutos

“Eu só quero fazer camisas legais!”

Você já deve ter ouvido essa frase de alguém que estava começando uma loja de camisetas. Talvez até você já tenha dito isso.

Mas toda a animação de criar roupas criativas pode ir embora rapidinho quando você se depara com questões técnicas como quais tecidos e qual técnica de impressão de roupas você deve usar no seu processo de personalização.

Existem muitas opções por aí, mas as duas mais populares são o silk digital (método mais moderno, também conhecido como DTG e estamparia digital) e o silk screen (método mais tradicional, também conhecido como serigrafia).

Escolher o método correto para transformar suas ideias em produtos de qualidade para a sua loja virtual pode ser o primeiro passo para conquistar clientes felizes, custos reduzidos e um negócio escalável.

Com tanta coisa em jogo, é importante pesquisar suas opções de impressão fazendo perguntas como:

  • Minha estampa funciona com essa técnica de impressão?
  • Ela tem bom custo-benefício?
  • Ela é sustentável?

Neste artigo, vamos ver em detalhes as diferenças entre o silk digital (DTG) e o silk screen, as estampas que funcionam melhor com cada tipo de impressão e tudo que você precisa saber sobre o assunto.

O que é silk digital e como funciona?

O silk digital conhecido internacionalmente como DTG (do inglês, direct-to-garment) é o método de estamparia no qual um jato de tinta é aplicado diretamente à peça (uma camiseta, por exemplo). É como imprimir em papel, mas, neste caso, a imagem é passada da impressora para o tecido.

homem imprimindo camiseta em impressora DTG kornit
Impressão em silk digital (DTG) na Printful

Além de ser mais prático e sustentável, a grande vantagem do DTG é que ele não requer pedido mínimo. Você pode imprimir apenas uma camiseta se quiser, pois não é necessário preparar matrizes para as estampas.

Leia também: Poliéster, algodão ou tecido misto: qual é melhor?

Silk digital é bom? 

O silk digital não apenas é bom como é uma das técnicas mais indicadas para quem está começando um negócio. Uma solução para quem deseja produzir camisetas e roupas personalizadas de forma mais prática e sustentável.

Como tudo na vida, a impressão digital tem vantagens e desvantagens. Vamos analisar juntos: 

Vantagens do silk digital (DTG)

Mais agilidade

Não é preciso produzir telas para as estampas. A arte é impressa diretamente na peça com um jato de tinta que fixa a estampa nas fibras do tecido. Esse processo torna a produção mais rápida, o que afeta o tempo de envio positivamente.

Sem pedido mínimo

A estamparia digital permite que você compre apenas o que precisar. Não é necessário pedir em quantidade.

Mais sustentabilidade

A impressão em DTG possibilita um modelo de negócio de moda mais sustentável que o silk screen. Principalmente porque ela evita o consumo em excesso e o desperdício de tecido. Com 92 milhões de toneladas de tecido indo para o lixo na indústria da moda anualmente, esse diferencial é um divisor de águas.

Além disso, a tecnologia utilizada na estamparia digital direta costuma ser mais eco-friendly. A Printful, por exemplo, tem parceria com a Kornit, cujas impressoras possuem um desperdício de água quase nulo e usam menos energia, reduzindo as emissões de carbono.

Para melhorar, as máquinas Kornit utilizam tintas veganas à base de água formuladas, testadas e produzidas em fábricas próprias, mantendo altos níveis de qualidade que resultam em tintas seguras, livres de toxina, biodegradáveis e sem subprodutos animais.

Impressoras DTG kornit
Impressoras DTG Kornit

Pouca limitação de cores 

A impressão digital oferece uma grande diversidade de cores, o que significa que você pode estampar camisetas com designs detalhados e fotos realistas com pouquíssimas limitações. Isso é importante para negócios que querem testar novidades.

O que você precisa evitar neste caso são as transparências. Elementos que não são 100% opacos não se traduzem bem em estamparias DTG. As máquinas vão tentar ajustar a cor que falta espalhando a tinta, o que faz com que o tecido fique com várias falhas. Por isso é melhor usar cores sólidas.

Fora isso, você pode trabalhar com artes detalhadas e padrões de cores o quanto quiser (respeitando sempre os direitos autorais, claro). Para melhores resultados, sugerimos que você crie artes com boa resolução no espaço de cor sRGB.

Leia também: Domínio público: quais personagens posso usar em produtos?

Possibilidade de abrir um negócio sem investimento inicial

Como o DTG não exige pedido mínimo, há empresas que trabalham com a possibilidade de imprimir sob demanda. Ou seja, digamos que você tem uma loja virtual de camisetas personalizadas. Em vez de mandar estampar várias camisas de uma vez e, depois, colocá-las à venda, você pode adicionar uma foto do produto no catálogo e mandar estampar só quando alguém fizer uma compra. Desse jeito, você não precisa investir em estoque e ainda evita prejuízo caso não consiga vender como planejou.

Existem, ainda, fornecedores como que oferecem esse serviço de forma automatizada: é uma modalidade conhecida como dropshipping de print-on-demand. Com ela, você conecta sua loja ao sistema do fornecedor: a Printful, por exemplo.

Assim, se o seu cliente pedir uma camiseta na sua loja, a Printful automaticamente recebe o pedido, aplica sua estampa na camiseta e envia diretamente para o comprador com a sua marca. Saiba mais sobre nosso serviço de estamparia de camisetas.

Isso não quer dizer que você não possa imprimir grandes quantidades de peças em impressão digital DTG, se essa for uma necessidade do seu negócio. 

Na Printful, a impressão digital DTG não requer investimentos iniciais. Cada produto é estampado sob demanda.

Parceiros de impressão DTG como a Printful permitem que você crie seus modelos de camiseta digitalmente e só produza os itens de verdade quando eles forem vendidos na sua loja virtual. Assim, você só paga quando vender.

Desvantagens do silk digital

Custo mais elevado

Por se tratar de uma técnica mais moderna, que utiliza maquinário de ponta e oferece mais praticidade, o preço por camiseta impressa digitalmente costuma ser mais elevado.

Menor controle sobre o processo 

A não ser que você tenha seu próprio maquinário, todo o processo será feito pelo fornecedor terceirizado e você só verá o resultado quando você ou seu cliente receber o pedido.

Algumas formas de evitar dores de cabeça são: ter atenção às diretrizes dos arquivos de impressão, fazer um pedido de amostra para ver a estampa aplicada no produto e principalmente se associar a um parceiro que tenha experiência e bom atendimento ao cliente para resolver qualquer contratempo com profissionalismo.

Como fazer silk digital?

Se você fizer muita questão de controlar o processo de produção pessoalmente, pode investir no seu próprio maquinário de ponta comprando uma impressora DTG e criando um estoque de produtos base sobre os quais aplicará seus designs. Porém, essa não é a escolha mais indicada para quem está começando um negócio de camisetas personalizadas.

Leia também: Como criar o arquivo DTG perfeito

O caminho mais seguro é terceirizar este serviço se associando a uma empresa que ofereça não apenas os recursos físicos como também o know-how do mercado.

Se você escolher uma empresa de print-on-demand como a Printful poderá contar ainda com o serviço de processamento automatizado (produção, embalagem e envio para o cliente final). Isso te permitirá focar na parte de criação e marketing. E você pode começar em apenas um clique.

Este modelo de impressão dá a você a liberdade de introduzir novos designs ou entrar em novos mercados sem correr o risco de perder dinheiro. Se sua camiseta não vender, você pode descontinuá-la ou substituí-la.

Quando você trabalha com um parceiro que faz print-on-demand, os produtos só são impressos após serem comprados por alguém.

O que é silk screen?

O silk screen é um método de impressão em serigrafia no qual a tinta é pressionada através de uma tela (também chamada em inglês de mesh stencil) para a peça. Neste caso, a tinta não é absorvida pelo tecido, mas é aplicada sobre o produto.

Aqui, cada elemento do seu design precisa ter uma tela especial. Com a ajuda dessas matrizes, as cores e elementos do design são aplicados, camada por camada, sobre a roupa. Quanto mais camadas o sua arte tiver, mais tempo vai demorar para estampá-la e mais grossa a impressão final ficará.

Impressão silk screen em centro de processamento
Processo de impressão silk screen

Devido ao maior tempo de preparação, esta técnica é utilizada principalmente para estampar itens em quantidade. Não é economicamente interessante estampar apenas uma camiseta ou duas se criar as telas para a estampa levar horas.

A impressão em silk screen funciona melhor para designs sólidos, sem detalhes pequenos (tipografia básica, estampas geométricas, símbolos e formas). Isso porque criar os estênceis para artes muito elaboradas leva tempo e é difícil conseguir obter os detalhes de forma assertiva durante o processo de aplicação das imagens.

Como cada cor é aplicada separadamente, a impressão em silk screen é mais usada para estampas com poucas cores. Os fornecedores geralmente limitam o número de cores que você pode usar na sua arte e geralmente não são permitidas mais de 9.

Silk screen é bom?

O silk screen é uma técnica tradicional e popular no mercado de estamparia, então podemos, sim, dizer que é bom. No entanto, para decidir se esta é a melhor técnica para o seu negócio, você precisa ponderar as vantagens e desvantagens.

Vantagens do silk screen

Bom custo-benefício para pedidos em quantidade

O valor por peça pode ser mais interessante que o cobrado por impressões digitais pois geralmente a compra precisa ser feita em quantidade. Grande parte das empresas fornecedoras de impressão exigem pedidos mínimos entre 5 e 100 itens. 

Maior facilidade de imprimir por conta própria

Você deve conhecer pelo menos uma pessoa que comprou uma máquina de estamparia e começou a produzir camisetas em casa. Muito provavelmente era uma máquina de silk screen. Elas são menores e mais acessíveis e permitem que o microempreendedor produza seus itens sem depender de um fornecedor terceirizado. 

Desvantagens do silk screen

Investimento inicial necessário

Como é necessário preparar as telas para a impressão, não é possível produzir as peças sem fazer um investimento inicial, mesmo que você opte por um parceiro terceirizado.

Pedido mínimo

Não faz sentido gastar tempo e dinheiro com a criação das telas se você só vai imprimir uma camiseta. Por isso, nessa técnica, normalmente os pedidos precisam ser feitos em quantidade.

Risco de desperdício

Pedir em quantidade também significa que você terá que pensar em onde armazenar suas camisetas se não quiser conviver com pilhas de roupas na sua casa ou escritório. Isso limita a variedade de modelos que você pode oferecer na sua loja porque cada um terá que ser impresso em quantidade.

Considere também se você realmente conseguirá vender todos os itens impressos. Afinal, você não quer perder dinheiro nem contribuir para o desperdício de tecidos. E pode ser difícil prever as vendas futuras se sua loja é nova e você ainda não tem uma base de clientes estabelecida.

Se os produtos que você estampar não venderem, eles podem acabar em lixões ou queimados, contribuindo para a poluição.

mulher em meio a peças de roupa
Desperdício na indústria têxtil

Além disso, o processo de impressão em silk screen utiliza muita água e geralmente é feito com tintas plastisol que não são biodegradáveis.

Contagem de cores limitada

O número de cores da sua estampa vai determinar o número de telas necessárias para estampá-lo e, consequentemente, o valor final do serviço. Sendo assim, não se recomenda essa técnica para artes muito detalhadas e com mais de 2 ou 3 cores.

Alguns fornecedores podem também pedir que você envie arquivos de impressão separados em camadas de cada cor ou perguntar os códigos das cores para as tintas que devem usar para imprimir seus designs.

Sendo assim, estampar camisetas com silk screen pode ser desafiador financeiramente para empresas que estão começando sua jornada e querem testar algumas ideias.

Como fazer silk screen?

Você pode estampar camisetas em silk screen usando uma impressora própria e fazendo tudo você mesmo ou com um fornecedor de estamparia especializado.

Escolhendo a primeira opção, você vai precisar de capital inicial não apenas para a máquina como também para os produtos base sobre os quais aplicará suas estampas. Também será necessário dedicar tempo à produção, embalagem, envio e, claro, ao marketing e vendas. 

Esse é um caminho que exige muito tempo e não apresenta muitas possibilidades de crescimento. Por isso mesmo o nosso co-fundador, que começou estampando camisas na sala de casa, apostou no print-on-demand. Confira como tudo aconteceu no nosso post sobre a história da Printful

fachada do centro de impressão e estamparia Printful

O que é melhor: silk digital ou silk screen?

Ambas as soluções oferecem boa qualidade de impressão, a maior diferença está na técnica e nos custos. Enquanto o silk digital utiliza uma impressora para espalhar um jato de tinta que fixa a estampa nas fibras do tecido, o silk screen posiciona camadas de tinta sobre a peça.

Mais importante: o silk digital permite o processamento de pedidos sob demanda, sem custos iniciais, enquanto produtos estampados em silk screen são pedidos em quantidade.

Se você ainda tiver dificuldade de decidir qual processo de impressão é melhor para você, dê uma olhada na tabela comparativa abaixo:

 Silk screen (serigrafia)Silk digital (DTG)
Impressão de qualidadeSimSim
Designs detalhadosNãoSim
Paleta de cores ilimitadaNãoSim
Pedido mínimoSimNão
Processamento sob demandaNãoSim
Descontos em quantidadeSimSim
Requer investimento inicialSimNão
Mais sustentávelNãoSim

Como podemos ver, há mais que dinheiro e tempo em jogo na hora de escolher a técnica ideal para o seu negócio.

Se você estiver procurando uma experiência mais prática do tipo ¨faça o upload da sua arte e não se preocupe com nada¨, o silk digital é a melhor escolha para você.  Se quer imprimir estampas mais simples em quantidade por um valor menor e com investimento inicial, o silk screen é a sua solução.

Como vender camisetas sem investir em equipamento 

Independentemente da técnica escolhida, se você quer vender roupas na internet, precisa considerar alguns fatores antes de tomar a decisão final. Considere:

  • a imagem da sua marca
  • a complexidade dos seus designs
  • a quantidade de itens que você vai precisar
  • a sua disponibilidade para investir em estoque

Se você está procurando o jeito mais fácil de começar ou expandir o seu negócio, fazer impressões em silk digital (DTG) com print-on-demand é sua melhor aposta. Com esse processo de impressão, é fácil introduzir novos modelos à sua loja sem risco e você não tem que se preocupar em manter estoque e enviar os produtos por conta própria.

Para fazer a personalização das suas camisetas na Printful, por exemplo, você só precisa ter uma conta gratuita no site, enviar uma imagem do seu computador e transformá-la em estampa sobre um item do nosso Catálogo. Se preferir, pode criar um design do zero usando os recursos do Criador de Designs online.

Usar fornecedores de impressão em silk digital te dá mais tempo para testar produtos e estratégias de marketing, nas quais você pode, inclusive, usar as qualidades eco-friendly desse formato como argumento de vendas. 


Comece a sua própria marca de roupas com a Printful!


Como foram suas experiências com o silk screen e o silk digital? Compartilhe com a gente nos comentários.

Gabriela é Publicitária, Blogger profissional e Especialista em Marketing de Conteúdo na Printful. Apaixonada por Redação e Planejamento, ela vai compartilhar tudo o que sabe para ajudar você.

Comments

Deixe uma resposta

O seu e-mail não será publicado



Voltar para todos os posts

Pronto para experimentar a Printful?

Conecte-se a uma plataforma de e-commerce ou faça um pedido.

Comece já! chevron-right